Terremoto em Christchurch - Fevereiro 2011

Muita gente tem me escrito perguntando sobre o terremoto que aconteceu nessa semana. Muitos viram as reportagens na TV e toda a destruicao que ele causou.

Para aqueles que nao sabem, eu moro em Timaru, uma cidade 2 horas ao sul de Christchurch, onde aconteceu o terremoto. S'o que eu nao estava na minha cidade naquele dia. Eu, por um acaso eu tinha ido pra Christchurch naquele fim de manha e estava la, pertinho do centro da cidade, onde o preju foi maior.

Eu tinha ido pra Christchurch pra uma entrevista. Estavamos todos sentados conversando no meio da entrevista quando sentimos o tremor. Nos entreolhamos como quem pensa, " sera que vai parar?" Mas nao parou. Piorou. De repente comecou tudo a chacoalhar. Fomos meio que jogados pro chao. Eu pulei pra debaixo de uma mesa de centro, onde tinha um monte de revista. Ainda tive tempo de pensar...por que colocaram todas essas revistas aqui? enquanto empurrava elas pra outro lugar e tentava me encaixar. Isso deve ter durado alguns segundos. Nesse meio tempo foi tudo pro chao, prateleiras, coisas de cima da mesa, partes do teto e coisas assim. Mais um segundo senti a Jess (minha flatmate) me puxando pela blusa pra fora do predio. Corri la pra fora com ela e com o resto das pessoas que estavam na sala antes. Tudo ainda balancava la fora embaixo de nossos pes. Dificil descrever a sensacao. Interessante. Incrivel, mas eu estava bem racional e ate curtindo aquela sensa'cao. O unico comentario...UAU!

O predio que eu estava nao desabou, era um predio baixo e razoavelmente novo. Mas foi um pouco depois que saimos do predio com tudo ainda balan'cando, que um predio do outro lado da rua desabou. A poeira subiu e o comentario foi geral: WOW, what the heck! Nao demorou muito pra um outro predio vir abaixo, uma igreja gigante bem atras de onde estavamos. So ouvimos o barulho, vimos o predio cair a e a fumaca subir. Impressionante. Por sorte, todos que estavam conosco estavam bem e so vimos uma pessoa levemente machucada vir em nossa direcao. Mas pelo horario e pela intensidade do tremor, sabia que teriam pessoas machucadas dessa vez e provavelmente mortes.

Por incrivel que pareca ainda conseguimos terminar a entrevista no meio dessa bagunca, mas fomos orientados a tentar sair da cidade por uma rota onde nao haviam predios altos. Foi o que fizemos, pulamos no carro e enfrentamos o transito.

Foram 3 horas dentro do carro ate conseguirmos sair da cidade. Nesse tempo dentro do carro sentimos mais alguns tremores e vimos as ondas na terra mais algumas vezes, mas estavamos seguros. Um caos instaurado pela cidade, tudo sem luz, farois desligados, ruas com crateras, lama saindo do chao, alagamentos de lama e muitos predios no chao. Nao passamos pelo centro entao nao vimos o caos que estava por la, nem mortos nem feridos.

Mais duas horas e estavamos seguros em casa.
A diferenca principal desse terremoto para o que tinha acontecido em setembro eh que nesse, apesar dele ter sido mais fraco (6.3, contra o 7.1 de setembro), ele foi mais raso e mais perto do centro, e portanto bem mais destruidor, derrubando muito mais predios dessa vez. Outra diferenca foi o horario. No de setembro, nao morreu ninguem tambem pelo fato de ter acontecido de madrugada, o que significa que a maioria das pessoas estavam em casa dormindo (pouquissimas pessoas moram em predios por aqui, a maioria mora em casa terrea nos arredores da cidade). O dessa semana aconteceu na hora do almoco, a hora mais movimentada no centro, onde todos os predios altos se encontram e por isso morreu tanta gente.

Enfim, acho que isso explica bem o que aconteceu. Ainda estamos sentindo uns pequenos tremores, mas nada serio por aqui. E como disse antes, estou muito tranquila.



Enfim, foi uma experiencia diferente, mas comigo est'a tudo bem, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

8 comentários:

  1. Nossa Bia, que aventura!!!
    Meu irmão ficou meio traumatizado com o terremoto em Kobe, claro que agora está bem melhor, mas ele dizia que a cena era de guerra, muitas casas pegando fogo, tudo destruido, gente pedindo ajuda...
    Graças a Deus vc saiu ilesa dessa!!
    Tirou fotos?? rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Te amo! Graças a Deus vc é abençoada! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Bia!!!não acredito! então vc estava lá???
    Graças a Deus nada aconteceu com vc!Que Deus a acompanhe sempre!Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Bia que loucura! Que bom que além de estar bem, não ficou nenhum trauma. Vc é mesmo uma guerreira e iluminada. Sds Pri

    ResponderExcluir
  5. Uau Bia. Ainda bem que está tudo bem com você e seus amigos. Seu anjo da guarda é forte e guerreiro como você!! Bjs e sds Gi

    ResponderExcluir
  6. Gente, desculpem, nem tinha visto os comentarios!! Obrigada pelas mensagens e pelo carinho! Os tremores continuam até hoje, mas em geral fraquinhos e até gostosos de sentir. Mas que ficou pra historia ficou! Beijos!!

    ResponderExcluir